Verrugas

VERRUGAS

São proliferações benignas da pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). A infecção por estes vírus ocorre nas camadas mais superficiais da pele ou mucosas, após pequenos traumas ou fendas e que ativa o crescimento das células na epiderme.

A transmissão ocorre após contato direto com pessoas ou objetos infectados por autoinoculação, pelo contato sexual ou via materno fetal no momento do parto. Após o contato pode demorar semanas ou meses para as primeiras lesões aparecerem. Os pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas.

A aparência da verruga é variada dependendo do local em que aparece. Podem ser vegetantes (lembra uma couve-flor), áspera, cor da pele, planas, alongadas finas, macias, escuras. Isoladas ou agrupadas, de numero variável. Os locais mais comuns são áreas mais sujeitas ao trauma como dedos, mãos, cotovelos, joelhos, plantas ou peiungueal, mucosa oral e região genital masculina e feminina.

O tratamento é recomendado pelo risco de disseminação e surgimento de sintomas ou algum desconforto dependendo do local afetado. Dependendo do tipo e local das lesões, os tratamentos mais recomendados são os tópicos com o uso de algum tipo de ácido, nitrogênio líquido, eletrocauterização e cirurgia. Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado ou combinado, a fim de evitar recorrências. Para isto a definição do melhor tratamento deverá ser indicado por um dermatologista. Muitas lesões desaparecem espontaneamente, especialmente em crianças.