Envelhecimento da pele

ENVELHECIMENTO

O corpo humano do paciente idoso  se caracteriza pela falta ou substituição de células e que não costuma acontecer no organismo jovem, dependendo da genética e do estilo de vida de cada um. Embora sistêmica, a pele é o órgão em que estas alterações são mais evidentes.

A radiação ultravioleta, consumo excessivo de álcool e fumo, poluição ambiental, peso excessivo, açúcar elevado no sangue, alterações da imunidade, diminuição dos níveis de hormônios e genética contribuem para acelerar este problema.

O envelhecimento intrínseco ou cronológico é aquele decorrente da passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas. Nele estão presentes os efeitos naturais da gravidade ao longo dos anos, como as linhas de expressão e diminuição da espessura da pele.

O envelhecimento extrínseco da pele é provocado pela exposição solar, estilo de vida (exercício físico e alimentação), tabaco, álcool, poluição ambiental entre outros que causam alterações da pigmentação (manchas, pintas e sardas), pele mais espessa, cor amarelada e rugas.

Os principais tratamentos devem ser individualizados pelo dermatologista e incluem desde simples orientações, tratamentos tópicos até terapias mais específicas ou combinadas, sempre se considerando o risco, o custo e o tempo. Os mais procurados incluem os peelings, luz intensa pulsada, laser, toxina botulínica, preenchimentos, terapia fotodinâmica.