Queda de Cabelo

Queda de cabelos – principais causas

Os números de trabalhos médicos internacionais publicados demonstram que uma em cada quatro mulheres tem problemas de queda anormal de cabelos.  As causas femininas  mais frequentes da queda capilar são os fatores hormonais. Esses fatores incluem alterações ovarianas, entre elas os ovários policísticos, doenças da tireoide e outras. São também considerados fatores da alopecia feminina:

• Alterações psiquiátricas, como anorexia nervosa e depressão;
  • Alterações nutricionais causadas por dietas indiscriminadas;
  • O uso de medicamentos como as anfetaminas (utilizadas em fórmulas para dietas), anti-hipertensivos, antidepressivos ou remédios sistêmicos para a acne;
  • Remédios oncológicos usados em quimioterapia
  • Procedimentos radioterápicos;
  • Drogas ilícitas e álcool;
  • Pílulas anticoncepcionais quando introduzidas ou suspensas abruptamente;
  • Cirurgias extensas, como as lipoaspirações e cirurgias de redução do estômago;
  • Doenças autoimunes com esclerodermia, lúpus, alopecia areata.

Outro importante fator que ocasiona a queda de cabelo é o estresse. O estresse pode ser o fator primário ou coadjuvante do processo. Pesquisa realizada por um centro médico do Rio de Janeiro com  mais de 30 mil pacientes, homens e mulheres, demonstrou a evolução do estresse nas mulheres, em dados clínicos comparados entre 1990 e 2006. Segundo afirmação do médico Gilberto Ururahy, coordenador da pesquisa, as mulheres tornaram-se “bombas” ambulantes, pois fumam mais que os homens, bebem igualmente, têm tripla jornada de trabalho, tomam anticoncepcionais, consomem excesso de anfetaminas para emagrecer, ingerem muito café e comem muito açúcar. Tudo isso é péssimo para os cabelos, além de extremamente danoso para a saúde de forma geral.

As infecções tópicas por fungos e bactérias, dermatites seborreicas alteram a saúde do couro cabeludo, as doenças consuptivas como câncer, tuberculose e diabetes, e as doenças infecciosas do aparelho urinário, sinusites e viroses, bem como seu tratamento errado ou irregular, são também agentes causadores de queda de cabelo tanto em mulheres quanto em homens.

Deve-se citar também as chamadas alopecias cosméticas de tração, causadas pelo uso frequente e tracional das escovas tradicionais. O uso de elásticos (“rabos-de-cavalo”), tiaras, “piranhas”, rolinhos ou grampos podem causar calvície irreversível por trauma ou tração dos fios de cabelo. Os apliques, extensões ou entrelaçamentos dos cabelos devem ser evitados, principalmente nas mulheres com problemas capilares, pois estes procedimentos causam forte tração e levam à calvície.