CREMERS 18076 | RQE 11130 Agendamento de consultas pelos telefones: Assis Brasil (51) 3029-5111 e Felipe Camarão (51) 3311-8484 | Mãe de Deus Center (51) 3378-9850
E-MAIL INSTAGRAM FACEBOOK
03/01/2021
03/01/2021

Quanto mais alto o fator de proteção, melhor será a minha proteção?

Quanto mais alto o fator de proteção, melhor será a minha proteção?

                Para responder esta pergunta são necessárias breves noções  de radiação ultravioleta. Normalmente invisível para humanos, existem dois tipos de raios que podem danificar o DNA celular da pele e causar o câncer de pele. Por esta razão é necessária a proteção para ambos:
                Raios UVB que podem causar queimadura e o desenvolvimento de câncer de pele. O número do SPF do protetor solar se refere ao grau de proteção UVB por este proporcionado.

                Raios UVA, através do bronzeamento levam ao envelhecimento precoce e formação de rugas. Também contribuem para a ocorrência de queimadura. Os filtros solares de amplo espectro devem ter componentes que forneçam proteção contra UVA e UVB.

                O número do FPS indica quanto tempo a pele leva para ficar vermelha em comparação com o tempo sem o uso de protetor solar. Por exemplo, o FPS 30 representa o tempo de 30 vezes mais levaria para queimar a pele em comparação com o não uso deste protetor. Este número também permite a passagem de aproximadamente 3% da radiação UVB. O FPS 50 permite uma passagem de 2%. Portanto a diferença no que se refere à UVB é pequena.

                Considerando UVA, em condições ideais, altos níveis de SPF, proporcionam mais proteção contra queimadura e dano ao DNA. Mesmo assim muitas pessoas, tem a falsa sensação de segurança, tendo assim uma exposição mais longa, sem renovação da aplicação, sem uso de proteção física adequada como roupas e chapéus. No final acabam tendo uma exposição maior. Para pessoas com câncer de pele ou doenças genéticas com fotossensibilidade, o FPS 50 pode não ser suficiente.

                A recomendação mais importante é o uso de protetor solar de amplo espectro, resistente à água, com FPS 30 ou superior para qualquer atividade externa, com uma ou mais camadas uniformes, aplicadas 30 minutos antes de sair e reaplicar a cada 30 minutos ou imediatamente após natação ou suor excessivo. Junto com o uso de roupas de proteção adequada e óculos com proteção compõem a rotina ideal de proteção.

Autor: Dr. Jose Mariante

Nossos locais de atendimento