CREMERS 18076 | RQE 11130 Agendamento de consultas pelos telefones: Assis Brasil (51) 3029-5111 e Felipe Camarão (51) 3311-8484 | Mãe de Deus Center (51) 3378-9850
E-MAIL INSTAGRAM FACEBOOK
29/01/2022
29/01/2022

PROTEÇÃO SOLAR OCULAR

                                                                                               PROTEÇÃO SOLAR OCULAR

Da mesma forma que danifica a pele, a radiação UV do sol e das camas de bronzeamento, chega por comprimentos de onda invisíveis, produzindo alterações no DNA que podem levar ao câncer de pele nas pálpebras e envelhecimento prematuro da pele delicada ao redor dos seus olhos.

O câncer de pele das pálpebras representa 5-10% de todos os cânceres de pele. A radiação UV pode causar outras condições oculares graves, com comprometimento visual importante, incluindo: cataratas, degeneração macular, queratite ou queimadura solar da córnea, cancros conjuntivais. Embora raro, o melanoma ocular é o câncer ocular mais comum em adultos> ao contrário dos melanomas que ocorrem na pele, os melanomas oculares não tem associação com os raios UV.

Na pálpebra podem ocorrer carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Os carcinomas basocelulares  representam 90% dos cânceres e de pele das pálpebras. 5% são carcinomas espinocelulares, enquanto os melanomas representam 1 a 2%. A maioria dos tumores ocorre na pálpebra inferior, porque recebe maior exposição solar. Quando diagnosticados e tratados precocemente, o câncer de pálpebra geralmente responde bem à cirurgia e a os cuidados de acompanhamento, com o olho e a pálpebra funcionando intactos. Mas, se não forem tratadas, podem ser perigosas, com potencial de causar danos aos tecidos e cegueira. Os carcinomas basocelulares e espinocelulares também podem se espalhar para os olhos e para as áreas circundantes.

O que fazer?

Ao adotar algumas ações simples e torná-las um modo de vida, você e sua família podem desfrutar com segurança do ar livre, protegendo a saúde dos seus olhos e a pele sensível ao seu redor.

  • Usar óculos de sol o ano inteiro sempre que estiver ao sol. Danos causados pelo sol nos olhos podem ocorrer em qualquer época do ano.
  • Escolher tons que bloqueiam 99 a 100% da luz UVA e UVB.
  • Usar chapéu sempre com aba e tecido firmemente, sem orifícios para proteger o rosto e o topo da cabeça. Os chapéus podem bloquear até metadede todos os raios UV dos olhos e pálpebras.
  • Usar um filtro solar de amplo espectro
  • Se proteger das nuvens, pois os raios do sol podem passar através da névoa e das nuvens; portanto, a proteção dos olhos é importante mesmo quando há cobertura de nuvens.
  • Cuidado com água, neve e areia, pois 80% ou mais dos raios solares refletem-se nessas superfícies, atingindo os olhos.
  • A intensidade dos raios UV aumenta com a altitude.
  • Sempre procurar a sombra, especialmente nos períodos de sol mais intenso (das 10 às 16 horas)

Elisabeth G Richard, MD

 

 

 

 

Autor: Dr. Jose Mariante

Nossos locais de atendimento