CREMERS 18076 | RQE 11130 Agendamento de consultas pelos telefones: Assis Brasil (51) 3029-5111 e Felipe Camarão (51) 3311-8484 | Mãe de Deus Center (51) 3378-9850
E-MAIL INSTAGRAM FACEBOOK
03/01/2021
03/01/2021

INOVAÇÕES EM PROTEÇÃO SOLAR

                                                                                               INOVAÇÕES EM PROTEÇÃO SOLAR

Novos produtos e formulações não apenas protegem da radiação ultravioleta, mas podem ajudar a pele de outras maneiras. Quando se trata de proteção solar, se houve falar quase exclusivamente de radiação ultravioleta (UV). Um dos principais focos da pesquisa e desenvolvimento da indústria de filtros solares é a  proteção da pele contra outros tipos de luz.

A radiação eletromagnética é basicamente apenas luz. A luz que nos expomos apresenta comprimentos de onda diferentes e apenas parte disto é visível aos olhos. Diferentes comprimentos de onda produzem diferentes efeitos na pele:

Os raios UVB causam queimaduras solares e danos ao DNA nas células da pele, o que pode levar ao câncer de pele. Por muito tempo foi o principal foco da proteção solar.

Os raios UVA predominam em todos os tipos de clima e até penetram no vidro, são os principais responsáveis pelo bronzeamento. Por esta razão são usados em cama de bronzeamento. Também contribuem para o câncer de pele e os sinais prematuros de envelhecimento, como rugas e manchas na pele. Hoje os produtos de amplo espectro, tem que oferecer proteção contra os raios UVA e UVB.

A luz visível é conhecida por gerar radicais livres. Está presente na parte azulada do arco íris, por isso é denominada de luz visível de alta energia ou luz HEV, que penetra na pele, produzindo radicais livres. Estes são capazes de causar inflamação e danos ao DNA das células da pele. Também pode causar pigmentação duradoura na pele, rugas e outros sinais de envelhecimento, através da quebra de colágeno e elastina na derme. Muitos especialistas na indústria de cosméticos, acreditam que é importante a proteção da pele e olhos para a luz visível, que também é emitido por computadores, celulares e outros dispositivos. Cada vez mais produtos de proteção solar e óculos pretendem proteger a pele contra a luz azul e visível.

Os raios infravermelhos penetram mais profundamente na pele. Está presente na banda externa da luz visível e possui os maiores comprimentos de onda neste espectro. Pesquisas tem demonstrado que esses raios possam gerar radicais livres e até intensificar os danos causados pelos raios UV. Também tem se buscado adaptação de produtos para proteção contra estes tipos de raios.

A indústria farmacêutica além de buscar ampla proteção, buscam inovações em produtos que atendam todas as necessidades, com benefício na beleza e antienvelhecimento e com opções para agradar todas as idades, tipos e tons da pele.

A demanda por filtros solares com base mineral contém óxido de zinco e ou dióxido de titânio está crescendo. Esses são os dois ingredientes presentes nos filtros solares, reconhecidos como seguros e eficazes. Eles também são chamados de bloqueadores físicos, porque permanecem na superfície da pele desviando os raios UV. São também conhecidos como filtros inorgânicos.

Esses ingredientes costumavam ser conhecidos por serem brancos e pastosos, difíceis de esfregar e criar uma aparência esbranquiçada e cinza, principalmente em tons de pele escuros. Atualmente, a maioria das fórmulas é micronizada em partículas mais finas, de modo que elas se espalhem com mais facilidade e suavidade, permanecendo seguras na superfície da pele e mais naturais nos diferentes cores da pele. Adicionar tonalidade ao produto, geralmente com óxidos de ferro, pode ajudar na estética, além de torná-lo mais eficaz em uma faixa ampla de espectro.

A adição de antioxidantes ajuda a combater os radicais livres e previnem os danos causados por eles que podem causar o câncer de pele. Além de incentivá-lo a comer uma dieta rica em frutas e vegetais coloridos que contem antioxidantes, muitos dermatologistas também sugerem a aplicação de cosméticos e filtros solares que os incluem para ajudar a neutralizar os radicais livres e também para reparar alguns danos causados pelos poluentes.

A indústria também tem se preocupado em cada vez mais trazer melhores texturas, formatos e desempenho. Com uma melhor sensação na aplicação, no cheiro, sem ardência nos olhos, a adesão ao tratamento também melhora. Especialistas em pesquisa e desenvolvimento de produtos estão trabalhando nestas questões para produzir produtos que atendam a diferentes preocupações, seja para quem tem pele oleosa e propensa a acne ou para quem deseja uma aparência elegante e saudável como o uso de ceramidas para hidratação, ou para atletas que suam muito e desejam uma sensação de pele seca. Também tem se desenvolvido produtos para melhorar a permanência na pele por mais tempo, não escorra nos olhos e seja mais resistente à água sem a necessidade de reaplicação frequente. Também se buscam maneiras de manter o produto na superfície da pele mais tempo, não sendo absorvido tanto na corrente sanguínea ou de resistir à degradação em altas temperaturas.

Cada vez mais e buscam produtos “multifuncionais”, que além de proteger contra o câncer de pele, queimaduras solares, manchas escuras e rugas, hidratar ou proporcionar benefícios antienvelhecimento ou de beleza. Outros produtos podem hidratar, clarear manchas escuras ou melhorar a aparência geral da sua pele.

Existem bactérias próprias da pele que são benéficas e ajudam a mantê-la saudável também. Um microbioma de pele saudável tem maior resistência às queimaduras solares. Muitos fatores podem alterar o microbioma da pele, incluindo a inflamação causada pela exposição ao sol. Os pesquisadores estão procurando maneiras de formular filtros solares para ajudar a manter um microbioma saudável. Isso inclui alterar o nível de pH, além de adicionar culturas vivas probióticas e ingredientes para ajudara barreira à umidade ou conservantes alternativos que não destruirão as boas bactérias.

As mais novas exigências por parte dos consumidores, inclui produtos seguros para bebês ou para pele sensível, que não contenha parabenos, isentos de testes em animais, produzido a partir de fontes renováveis ou com ingredientes orgânicos ou veganos.

 

 

Julie Bain

Julia Langer

Skin Cancer Foundantion

 

Autor: Dr. Jose Mariante

Nossos locais de atendimento