14/06/2021

Herpes Zoster

HERPES ZOSTER

Chamada popularmente de cobreiro, é causado pelo vírus Varicela Zoster ou herpesvírus humano tipo 3, o mesmo que causa a varicela. O herpes zoster é mais comum no idoso, especialmente após a quinta década e tem origem na reativação do vírus após a primeira ocorrência de varicela. Várias condições estão associadas ao aparecimento de herpes zoster, como baixa imunidade, câncer, trauma local, cirurgias e quadros infecções.

A dor é o sintoma mais importante no herpes. Ela costuma preceder o aparecimento das lesões e pode persistir por várias semanas ou meses após a resolução das lesões. Esta é conhecida como neurite pós-herpética. A característica mais marcante é a distribuição e localização da erupção, que costuma ocorrer no mesmo lado do corpo, não atravessando a linha média. As lesões consistem em vesícula, dispostas em trajeto linear, acometendo frequentemente o tronco, a face e os membros. O diagnóstico costuma ser clínico.

Os principais objetivos o tratamento são limitar a extensão, duração e gravidade da doença na sua fase aguda e aliviar a neuralgia pós-herpética, com emprego de analgésico e drogas antivirais, que devem ser usadas precocemente. A vacina contra o herpes zoster é indicada em pessoas com mais de 50 anos, reduzindo o risco de ocorrência em cerca de 50%.

Autor: Dr. Jose Mariante