CREMERS 18076 | RQE 11130 Agendamento de consultas pelos telefones: Assis Brasil (51) 3029-5111 e Felipe Camarão (51) 3311-8484 | Mãe de Deus Center (51) 3378-9850
E-MAIL INSTAGRAM FACEBOOK
12/09/2021
12/09/2021

Hemangiomas

HEMANGIOMA

                      É o tumor benigno mais comum da infância. Podem estar presentes ao nascimento, mas praticamente todos os hemangiomas estarão visíveis ao final do primeiro mês de vida. Mais comum em meninos, prematuros, únicos ou múltiplos. Os mais superficiais apresentam coloração avermelhada e brilhante. Os mais profundos te tonalidade azulada e violácea. É possível que nos primeiros quatro meses apresentem um crescimento de área e volume. A partir de então, interrompe seu crescimento e começa uma lenta involução. Por isso é possível uma regressão praticamente completa e até o desaparecimento completo ao longo da vida. Isso faz com que o tratamento se limite apenas à observação da lesão. As maiores complicações estão relacionadas com o maior risco de ulceração, dor, sangramento e infecção secundária.

                      Lesões em face ou com número maior que cinco, tem risco maior de obstrução respiratória. Para isto é necessário uma investigação mais profunda. Na face também podem estar associadas a alterações neurológicas, cardíacas e oculares. O acompanhamento deverá ser feito pelo dermatologista e, em algum caso específico deve ser considerado alguma forma de terapia como os betabloqueadores tópicos ou sistêmicos, corticosteroides orais, laser ou cirurgia.

Autor: Dr. Jose Mariante

Nossos locais de atendimento