CREMERS 18076 | RQE 11130 Agendamento de consultas pelos telefones: Assis Brasil (51) 3029-5111 e Felipe Camarão (51) 3311-8484 | Mãe de Deus Center (51) 3378-9850
E-MAIL INSTAGRAM FACEBOOK
07/11/2021
07/11/2021

DISIDROSE

DISIDROSE (pequenas bolhas ou bolas com prurido nos dedos das mãos e pés)
Lesões de pele com formato de pequenas bolhas ou coleções líquidas na pele que podem se agrupar com ou sem coceira especialmente na porção lateral dos dedos das mãos e dos pés. Surgem comumente nos períodos mais quentes do ano, embora tenha casos em que esta relação não seja evidente. Atingem ambos os sexos sem uma preferência por faixa etária.
As vesículas ocorrem devido à infiltração de suor entre as células da pele, com ou sem relação com o excesso de suor. Existem erupções parecidas que não tem relação com o suor. As causas não ligadas ao suor podem ser pioradas por causas de origem externa como alergias, irritantes primários, reações a medicamentos e infecções. As causas endógenas mais comuns são a psoríase, dermatite atópica, eczemas de origem desconhecida, além do quadro emocional que está presente no desencadeamento de vários casos.
Na forma mais comum as lesões se localizam na porção lateral dos dedos das mãos e dos pés de forma simétrica ou como pequenas bolhas de conteúdo claro com predomínio de coceira e, eventualmente dor. É comum as lesões evoluírem com a presença de crostas e escamação. Estas por sua vez, desaparecem de forma espontânea ou convivem com lesões novas e ativas, dependendo da gravidade do caso.
Os tratamentos mais indicados dependem da fase e da gravidade do caso e deverão ser indicados pelo dermatologista.

Autor: Dr. Jose Mariante

Nossos locais de atendimento