CREMERS 18076 | RQE 11130 Agendamento de consultas pelos telefones: Assis Brasil (51) 3029-5111 e Felipe Camarão (51) 3311-8484 | Mãe de Deus Center (51) 3378-9850
E-MAIL INSTAGRAM FACEBOOK
19/11/2020
19/11/2020

Cuidados básicos com o cábelo

CUIDADOS BÁSICOS COM O CABELO

               

                A qualidade do fio está intimamente relacionada ao estado nutricional, pois os tecidos com alta atividade metabólica, como o folículo piloso, requerem um bom suprimento de nutrientes e energia.

                Como o fio de cabelo é formado quase inteiramente por proteína, o componente proteico da dieta é fundamental para a produção de um cabelo saudável normal e o valor calórico da dieta interfere na taxa d crescimento dos fios. Em dietas de privação de calorias, a pele também pode ficar ressecada e com a cicatrização mais retardada. Assim dietas com perda e peso podem levar ao eflúvio telógeno, especialmente se a ingestão calórica diária é inferior a 1000 kcal e se o consumo de proteínas é inadequado.

CONSUMO DE FERRO: Os níveis de ferro podem ser um marcador de nutrição geral e de deficiência de outros nutrientes. Vários estudos já tentaram relacionar os estoques deste mineral no metabolismo e os diferentes tipos de perda capilar, excluídas outras causas. As indicações de suplemento com ferro é uma recomendação comum no manejo do tratamento da queda capilar sem causa aparente.

ZINCO: desempenha papel importante na síntese de proteínas e ácidos nucleicos, por isso sua deficiência é, geralmente, associada com perda de cabelo. As manifestações de deficiência de zinco incluem cabelos finos e quebradiços, com áreas de perda capilar.

BIOTINA: esta envolvida no metabolismo e síntese de ácidos graxos e aminoácidos. Sua deficiência apesar de rara e incluem convulsões, dermatite, perda de cabelo e alterações das unhas.

ENVELHECIMENTO CAPILAR: os fatores que levam ao envelhecimento capilar podem ser tanto endógenos (internos) quanto exógenos (relacionados a fatores externos). É comum uma diminuição do número de fios em crescimento e o afinamento, ao mesmo tempo em que são entidades distintas pelas diferenças entre si nos seguintes fatores: idade de início, distribuição da perda de cabelos no couro cabeludo, genética, etc.

TABAGISMO: pode ter efeito tóxico direto e, também, na microcirculação, diminuindo a irrigação sanguínea, além de alterações hormonais e absorção de nutrientes como a biotina, que interferem no metabolismo capilar. Como tem relação com stress oxidativo e consequente acúmulo de radicais livres, atua para que os fios fiquem brancos mais cedo. A orientação básica é parar de fumar ou o uso de antioxidantes  associados, caso não consigam interromper o hábito de fumar.

EXPOSIÇÂO SOLAR: o dano causado pela luz ultravioleta leva à perda de proteínas, principalmente pela radiação ultravioleta tipo B, fazendo com que a fibra capilar se torne mais frágil e quebradiça. A radiação UVA pode causar perda da melanina, pigmento que dá cor aos fios, fazendo com que fique mais claro e alaranjado. O cabelo envelhecido é mais sensível à radiação ultravioleta, portanto o dano cumulativo da exposição ao sol é cada vez pior aos fios. Neste sentido, dar preferência a cosméticos capilares com fator de proteção solar, principalmente se os cabelos forem tingidos.

PENTEADOS E SECADORES: o ato de pentear os cabelos seguidamente e repetidamente pode levar à diminuição da força tênsil, ou seja, os cabelos podem se romper com mais facilidade. Há também dano térmico acarretado pelo uso de secadores e modeladores. Por fim a descoloração, os relaxamentos e alisamentos que podem causar danos estrutural e químico da fibra capilar. Agressões externas, como alisamentos, tinturas ou tratamentos que agridem a haste capilar, devem ser evitados, principalmente por quem já tem tendência à calvície. O ideal é que a raiz seja preservada nesses procedimentos. O secador pode ser usado, desde que com moderação. Deve-se evitar a temperatura mais quente e é recomendado o uso de difusor, que garante uma distância segura entro o aparelho e a pessoa, minimizando as chances de ter sensibilizações ou mesmo queimaduras no couro cabeludo.

PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS: há uma tendência para o lançamento de mais produtos sem sulfato, sem parabenos e sem silicones, especialmente para o couro cabeludo sensível ou danificado por tratamentos químicos. No futuro esperam-se produtos segmentados por faixa etária, considerando envelhecimento capilar.

CABELOS EMBARAÇADOS: Pentear os cabelos para desembaraça-los, logo depois do banho, aumenta as chances de quebra capilar, pois algumas pontes de ligação de suas fibras estão momentaneamente rompidas, fiando mais desprotegidos. O ideal é secar um pouco os cabelos com toalha ates de penteá-los, para minimizar as chances de quebra de fios. Os pentes de madeira são os mais indicados, recomendando-se pentear os fios com delicadeza, sem ficar friccionando o couro cabeludo. Ao pentear os cabelos compridos, é recomendado começar pelos pentes de dentes mais largos, para desembaraçar sem tracionar ou quebrar os fios.

COURO CABELUDO SENSÍVEL: deve sempre se prevenir sensibilizações, evitando possíveis alergênicos, priorizando produtos hipoalergênicos.

 

Autor: Dr. Jose Mariante

Nossos locais de atendimento