CREMERS 18076 | RQE 11130 Agendamento de consultas pelos telefones: Assis Brasil (51) 3029-5111 e Felipe Camarão (51) 3311-8484 | Mãe de Deus Center (51) 3378-9850
E-MAIL INSTAGRAM FACEBOOK
06/08/2021
06/08/2021

ACNE

                ACNE

                Lesões inflamatórias e cravos que surgem com o comprometimento das glândulas sebáceas e folículos muito comum na adolescência e adultos que podem levar a um comprometimento estético e psicológico importante.

                Os hormônios sexuais que começam a ser produzidos na puberdade são os principais responsáveis. Esses ativam as glândulas sebáceas especialmente na face, tórax, dorso e couro cabeludo que produzem mais gordura e os sintomas selecionados como: aumento da oleosidade, cravos, pápulas, pústulas, nódulos que se aprofundam podendo causar destruição de tecidos e cistos. A exacerbação pode ocorrer com o estresse, período menstrual, medicamentos (vitaminas), contato com óleo, manipulação local. Não é contagiosa.

                O tratamento ideal deve ser indicado por um dermatologista o mais cedo possível, para evitar problemas estéticos e psicológicos, bem como marcas irreversíveis difíceis de tratar. Hoje o tratamento permite o controle e a cura em tempo variável dependendo da gravidade de cada caso. Os principais tratamentos se baseiam no uso de medicamentos tópicos, sistêmicos ou ambos. Terapias locais como extração de cravos, drenagem de abscessos, infiltrações, peelings, laser, esfoliação química podem ser necessários antes, durante, e especialmente após o tratamento.

                Apesar de vários tabus, não é necessário mudanças na dieta ou restrições alimentares para o seu tratamento ou prevenção. A exposição solar deve ser de maneira cuidadosa, racional e orientada.

Autor: Dr. Jose Mariante

Nossos locais de atendimento