Rosácea

ROSÁCEA

Doença inflamatória crônica dos pequenos vasos da pele com períodos de exacerbação e remissão e de causa desconhecida embora se estude a ação de uma bactéria que faz parte da flora normal da pele. É muito comum podendo atingir até 10% da população. Comum na faixa etária entre 30 e 50 anos. Em alguns casos ocorre uma predisposição familiar.

Clinicamente se apresenta com áreas avermelhadas e presença de pequenos vasos destacados, pápulas avermelhadas (que lembram espinhas) e pústulas comprometendo a parte central da face como as bochechas e o nariz. Nos homens pode ocorrer exacerbação do quadro com lesões maiores e cistos, provocando deformidades no nariz. Também pode ter comprometimento ocular com sintomas como olho seco e sensível. Nos casos mais leves a pele fica mais seca e facilmente se irrita, ficando uma vermelhidão leve nestas regiões. Com o passar do tempo e o surgimento de novas crises a vermelhidão vai ficando mais persistente. Por fim, as lesões como pápulas, pústulas e até nódulos vão dominando o quadro até ficarem permanentes.

Existem fatores que são desencadeantes ou exacerbam o quadro como estresse emocional, ingestão de bebida alcoólica, exposição solar, ingestão de alimentos quentes ou muito condimentados, exposição ao frio ou uso de medicamentos vasodilatadores.

O diagnóstico é clinico com eventual necessidade de biópsia de pele para descartar outras patologias com diagnóstico semelhante. Os exames laboratoriais não são importantes para o diagnóstico. Pode ter relação com outras doenças como dermatite seborreica, distúrbios gastrointestinais e mais raramente com distúrbios neurológicos como doença de Parkinson.

No tratamento se busca o controle das manifestações embora não se conheça uma cura. Se possível, se identificam os fatores desencadeantes que devem ser evitados e afastados. O uso de fotoprotetor é primordial no seu tratamento. Outras medicações como sabonetes, antibióticos tópicos e sistêmicos, antiparasitários, isotretinoina, laser, luz pulsada, cirurgias devem ser indicados pelo dermatologista, dependendo do estágio e a gravidade da doença.