CREMERS 18076 | RQE 11130 Agendamento de consultas pelos telefones: Assis Brasil (51) 3029-5111 e Felipe Camarão (51) 3311-8484 | Mãe de Deus Center (51) 3378-9850
E-MAIL INSTAGRAM FACEBOOK
13/03/2022
13/03/2022

UNHAS FRÁGEIS

UNHAS FRÁGEIS 

 

Fragilidade da unha é um motivo de consulta comum, tendo uma incidência de aproximadamente 20% em mulheres e alterando muito autoestima dos pacientes. 

Apresenta uma diminuição da espessura total da unha, com tendência a se dividir e partir, escamar ou quebrar. Se relaciona diretamente com diminuição da lúnula, alterando a produção direta da unha, que passa a produzir uma placa fina em espessura. Este tipo de alteração também pode decorrer de fatores externos. 

A alteração mais comum é a descamação da porção distal da unha, seguido da presença de sulcos e estrias longitudinais, fenda distal, múltiplas perfurações e a separação distal das lâminas da unha ou descolamento que permite a contaminação de micro-organismos nestes locais. 

A unha apresenta um equilíbrio importante entre dureza e flexibilidade graças também ao equilíbrio entre a sua composição de queratina, proteínas e lipídeos. O rompimento deste equilíbrio que pode levar à fragilidade e, consequentemente, a alterações de dureza, flexibilidade e consistência da unha, podem ter origem por agentes químicos e físicos, infecções, dermatoses, doenças sistêmicas, envelhecimento e carências vitamínicas. Isto é representado pelo grau de hidratação da unha, manejo de substâncias químicas, ao calor, microtraumas, infecções por fungos, doenças sistêmicas (da tireoide, anemia, insuficiência renal, hepatopatias, isquemias), medicamentos(citotóxicos, imunossupressores, flúor, metais pesados) que alteram a função de coesão das proteínas da unha. 

O manejo da causa é essencial, mas nem sempre é possível determiná-la. São necessárias medidas preventivas, protetoras e sintomáticas para evitar a desidratação da placa ungueal. Assim as unhas devem se manter curtas e limpas; evitar imersão repetida em água e o contato com sabonetes, detergentes, produtos químicos ou algum tipo alimento, se possível com luvas. Outras orientações que ajudam são o uso de cremes de barreira ou óleos de baixo peso molecular (oliva, arroz, amêndoas), imersão em óleo morno, emolientes que melhoram a hidratação e flexibilidade das unhas. Tratamentos locais com endurecedores ou sistêmicos devem ser indicados pelo médico dermatologista. 

 

Autor: Dr. Jose Mariante

Nossos locais de atendimento