CREMERS 18076 | RQE 11130 Agendamento de consultas pelos telefones: Assis Brasil (51) 3029-5111 e Felipe Camarão (51) 3311-8484 | Mãe de Deus Center (51) 3378-9850
E-MAIL INSTAGRAM FACEBOOK
27/01/2022
27/01/2022

ROUPAS COM PROTEÇÃO SOLAR

ROUPAS COM PROTEÇÃO SOLAR

                 Além de absorver ou bloquear os raios UV, é uma das formas mais seguras de proteção contra o dano solar e o câncer de pele.

                O fator de proteção ultravioleta (FPU) indica a quantidade de radiação UV (UVA e UVB) o tecido permite que atinja a pele. O tecido com este valor em 50 permite que 98% dos raios do sol sejam bloqueados, permitindo a passagem de apenas 2%, desta forma reduzindo a exposição de forma significativa. Estes valores entre 30 e 49oferece uma proteção muito boa, enquanto 50 ou mais é excelente.

                FPU indica a quantidade de radiação UV passa pelo tecido e atinge a pele. O FPS presente nos protetores solares indica o tempo que a pele exposta ao sol fica avermelhada. Neste caso um fator de proteção solar (FPS) de 15 pode proteger a pele 15 vezes mais tempo. O FPU mensura os raios UVA e UVB, enquanto o FPS somente UVB.

Nem todos os tecidos tem o mesmo grau de proteção. Ao selecionar as roupas que mais protegem contra os raios UV, devem ser consideradas as seguintes características:

COR: cores escuras ou brilhantes oferecem melhor proteção por absorver melhor os raios UV. Uma camiseta branca oferece uma proteção solar moderada, equivalente a uma proteção  de FPU igual a 7.

DENSIDADE do tecido: tecidos mais densos como o jeans, lã ou fibras sintéticas, protegem mais que tecidos mais finos. Os mais transparentes protegem menos.

COMPOSIÇÃO: dependendo da composição do tecido a proteção pode variar. O algodão branco contem fibras que agem como absorventes de radiação UV. Poliester brilhantes e até mesmo sedas acetinadas leves podem oferecer uma alta proteção, pois reflete a radiação. Tecidos high-tech tratados com substâncias químicas absorventes ou corantes tem a capacidade de prevenir uma penetração maior dos raios UV.

AJUSTE da roupa: as roupas mais folgadas são as preferidas do que as apertadas, pois estas, se estão muito justas ou apertadas esticam as fibras, afastando-as uma das outras e assim permitindo uma passagem maior de radiação UV.

FPU: algumas marcas de roupas fornecem o grau de proteção oferecido e desta forma tendo uma noção mais exata da sua proteção UV.

COBERTURA na pele. Quanto mais protegida a pele, melhor. Prefira mangas longas e calças compridas. Uma camisa de jeans de manga longa pode oferecer uma FPU de até 1700, ou seja, ima proteção solar completa.

ATIVIDADE exercida: apesar da presença do FPU, se com a atividade exercida a roupa ficar muito molhada ou esticada, ela perderá sua capacidade protetora, ficando mais transparente e expondo mais a pele ao UV. Quando uma camiseta fica molhada. Oferece uma proteção de FPU de apenas 3.

Os chapéus, especialmente os de aba mais larga, também oferecem uma eficiente forma de proteção contra radiação UV. O melhor chapéu deve ter uma aba que ofereça proteção para a face (junto com óculos de sol), couro cabeludo, pescoço, orelhas, dorso superior.

Você pode aproveitar os períodos de sol sem comprometer sua saúde, usando roupas e chapéus efetivos para proteção UV.

 

Autor: Dr. Jose Mariante

Nossos locais de atendimento